Terezinha da Ginga
Publicado; 15 de junho de 2011 Arquivado em: Ação | Tags: Comunicação, identidade visual, logo, slogan, Terezinha da ginga 1 comentárioAntes de ser um blog sobre publicidade e propaganda, a ideia era deixar esse blog para eu postar meus trabalhos tanto individuais quanto em grupo, na universidade. E como o que vale é o que importa, aqui vai um projeto de identidade visual simples para nossa cliente, Terezinha da Ginga. É basicamente todo o trabalho, então vou logo avisando que o post é um pouco grande (nem tanto), pois contém boa parte do material que foi entregue pelo grupo aos professores.
Apresentação do cliente:
Terezinha trabalhava fabricando comida caseira junto com sua mãe, em casa, e decidiu abrir seu próprio negócio quando a mãe parou de cozinhar, devido à idade avançada. Tereza tem uma pequena clientela já formada, que lhe garante um lucro discreto, e oferece pratos típicos da culinária nordestina.
A lanchonete, aberta a cerca de dois meses, ainda estava sem nome ou identidade visual, e nem sequer um cardápio por escrito. Em uma casa alugada, com boa localização e nenhum funcionário, o estabelecimento de estrutura bastante simples, encanta pelo atendimento excelente da proprietária e pela qualidade dos produtos oferecidos.
No menu temos pratos típicos, sempre com tempero caseiro e matéria-prima não-processada. O mais famoso é a ginga com tapioca, comumente encontrada nas praias, e que fez a pequena empresária ficar conhecida como Terezinha da ginga.
O público-alvo são homens e mulheres, moradores ou funcionários das redondezas, maiores de 25 anos, que buscam comida caseira regional, e estudantes de cursinhos próximos, em busca também de preços mais acessíveis.
Boa parte dos clientes pertence às classes C e D, estimamos que isso se dá devido aos valores praticados.
Logo e slogan
Sugerimos a Tereza que nomeasse seu estabelecimento com o título que ela já possuía, para fortalecer o elo com a memória do consumidor. O único problema encontrado com o nome, é ao rotularmos como Terezinha da ginga, estamos restringindo a gama de produtos. O receptor da mensagem compreende que Tereza só tem ginga a oferecer. Com o slogan, completamos a informação dizendo que aqui fabrica-se culinária do sertão em geral, e o tempero caseiro qualifica a comida orgânica, não processada, feita na hora e tão valorizada pela tendência atual de uma alimentação mais saudável.
A logo traz cores que remetem à cultura sertaneja de coloração viva nos objetos, como busca de compensação das cores frias da paisagem do interior nordestino.
Conceito da identidade visual e uso da logo:
O sertão, localizado no nordeste brasileiro, com predominância de plantas e solo seco, sob céu azul e quase sem nuvens, tem sua paisagem privada de cores. O sertanejo, por sua vez, compensa essa ausência de cores em suas construções, com as suas casas com fachadas de cores fortes, e as produções em tecido com fartura estampas e cores sempre vivas. Esse colorido supre a necessidade de cores do observador e vem carregado de significados e representações, que remetem à um período de colheita e fartura, à momentos de festa e celebração, e ao aconchego de uma casinha do interior.
Trazendo essa leitura para um estabelecimento de culinária sertaneja instalado no pólo com maior fluxo estudantil e executivo de uma capital em crescimento, surge a necessidade de adaptação dessa característica. Terezinha da Ginga traz a comida caseira, de fabricação orgânica, com matéria-prima não-processada e tempero original, para o cotidiano urbano, onde a otimização de tempo e alimentação saudável são preocupações constantes.
A logo traz o aconchego e a esperança das cores vivas saídas da cultura do sertanejo, para a paisagem privada de cores do centro urbano, que é, predominantemente, cinza de concreto.
Propostas de comunicação
Letreiro
Peça a ser colocada na fachada. A arte é simples, contém apenas logo, slogan e telefone. Identifica o local com a logo, informa o tipo de produto oferecido com o slogan e coloca a disposição o telefone para maiores informações.
Cardápio
De leitura simples, com logo e slogan para identificação e fixação da marca, seguido dos produtos oferecidos, acompanhados dos seus valores. A frase de rodapé “Sinta-se em casa e volte sempre”, além do explícito convite ao retorno, induz novamente o ambiente caseiro e acolhedor proposto pelo estabelecimento. (Alguns preços não são reais)
Banner/Flyer
Imã de geladeira/Base para calendário
Considerações finais
Propomos a Tereza uma pintura da fachada, com uma cor única, forte e viva, fazendo alusão às fachadas de casas do interior, para que o consumidor sinta o clima caseiro não apenas nos pratos, como também no ambiente. Sugerimos mesas e cadeiras padronizadas, preferencialmente fabricadas em madeira, devido à durabilidade, e toalhas de mesa com estampas alusivas a cultura nordestina.
O uso de um balcão externo, para atender as encomendas do estilo “drive-thru“, foi outra sugestão, mas que só poderia ser implantado após a contratação de um funcionário extra. Tereza aprovou a idéia de chamarmos o serviço de “Pague e leve”. O serviço de entrega, a ser implantado no momento da contratação de um motoboy, se chamará “Peça e a gente leva”.
Relembramos a necessidade de adequação às regras de vigilância sanitária com uma pintura das paredes da cozinha, e o uso de touca, luvas e avental durante a fabricação dos alimentos. Adequação às normas de segurança do trabalho, organizando as mesas de forma a permitir rápida evacuação em caso de emergência, aquisição de um extintor de incêndio de pó químico e proteção de ferramentas cortantes na cozinha.
Achei super legal, mas falta um detalhezinho ai no ambiente.
Falta um verde, qualquer planta.
Pois vai ficar mais vivo o estabelecimento.
ok abraços