Case ClaroRonaldo: de 30 mil para mais de 1 milhão de seguidores

Às vésperas da Copa do Mundo na África do Sul, quando a convocação do atacante Ronaldo estava praticamente descartada, a agência internacional de publicidade Ogilvy & Matter, com sede em São Paulo, resolveu escalar o ex-jogador para comentar os jogos da Copa no antigo perfil institucional da operadora Claro no Twitter.

Em pouco menos de um ano como moderador da conta @claroRonaldo, o recém-aposentado do futebol transformou 30 mil seguidores em 1 milhão e 457 mil (até a manhã desta quarta-feira 30/3). Um dos idealizadores do projeto, o publicitário Fernando Musa, explicou que a ideia surgiu devido ao período de Copa do Mundo que se aproximava. “A gente estava buscando uma estratégia para o futebol, aproveitando o momento de Copa e, por conta disso, vimos no Ronaldo um grande potencial: o maior artilheiro de todas as Copas que não estava no Twitter”, responde.

A ideia da Ogilvy era de aproximar o jogador e ídolo mundial Ronaldo do público brasileiro e estrangeiro, uma vez que as redes sociais, como o microblog Twitter, permitem essa comunicação direta e instantânea entre famosos e anônimos.

“O ganho com o @claroRonaldo foi de aproximar a marca da operadora ao dia a dia das pessoas e criar um canal próprio de comunicação, onde a Claro pode se relacionar imediatamente com o consumidor dela e da concorrência, afinal, está cheio de consumidor da concorrência que segue o @claroRonaldo, vê nossas ofertas e acaba mudando pra Claro”, diz Musa.

Ações

Com a repercussão das publicações de Ronaldo no Twitter, a agência resolveu então divulgar alguns serviços da operadora. “Acabamos lançando planos de pré-pago e pós-pago debaixo da plataforma Ronaldo”, e completa sobre a estratégia: “Hoje podemos lançar uma promoção no Twitter do Ronaldo em 15 minutos, basta postar a promoção, validar, e ter uma norma”, explica o publicitário, dizendo que muitas fabricantes de aparelhos querem o Ronaldo para fazer promoção de seus modelos.

Liberdade

Sem nenhum controle por parte da agência e operadora de celular, o jogador Ronaldo “tinha liberdade total, assim como continua tendo” para escrever no microblog, independente se o comentário é de cunho futebolístico ou mesmo uma crítica direta à Claro. “Quando você está no meio digital, você precisa estar aberto para críticas, erros e acertos, o que exige uma relação de confiança entre agência de publicidade e anunciante”, conclui.

Fonte: Comunique-se :: Conheça o case ClaroRonaldo que passou de 30 mil para 1 milhão de seguidores.


Deixe um comentário