Como enlouquecer um publicitário

Como se já não bastasse ser um trabalho cansativo e que suga todas as suas energias, a publicidade ainda conta com os entraves da vida, leia-se: clientes que se fazem de espertinhos. De acordo com o Blogcitario, segue uma lista com as coisas que os clientes pedem às agências que deixam qualquer um fora do sério.

1. “Meu sobrinho faz este trabalho melhor que você”

A famosa frase que todo mundo ouve seja de qual maneira for, nas suas diversas variações. Tudo porque hoje em dia qualquer pessoa que sabe fazer qualquer coisa em programas de edição é o MacGyver da internet e do Webdesign e sabe fazer tudo melhor que todo mundo… Isso é que é a inclusão digital. “Eu tenho um sobrinho que sabe fazer um site muito bom!” e eu tenho uma mão pra te dar uns sopapos.

2. Definir por conta própria em quais programas o comercial vai passar

Pra quê profissional de mídia? O cliente sempre sabe qual é o melhor horário para veicular sua propaganda e, melhor que isso, sabe que o melhor horário é em TODOS os programas, para atingir toda a família. Já que todo mundo gosta de saber sobre automóveis ou produtos do lar, deixe o cliente fazer isso e entre na fila da derrota.

3. Mandar a ideia para a agência produzir

Que todo mundo gosta de dar palpite sobre uma coisa, é fato. Mas não existe fato maior do que o cliente achar que tem as melhores ideias do mundo – e pode ter boas ideias, é claro. Agora mostrar para o atendimento quais os títulos, layouts e roteiros da campanha é demais. Entretanto, isso não tem problema. Como o cliente está pagando, ele tem o direito de mostrar toda a sua criatividade e talento para o mundo.

4. Usar materiais amadores

A tecnologia cada vez oferece para simples mortais aparelhos cada vez mais poderosos. Para que pagar um fotógrafo profissional se uma digital de 10 MP já resolve a situação, não é mesmo? Qualidade é nada, imagem é tudo. Pelo menos para quem usa esses aparelhos para produzir a campanha. Vamos retirar também o setor de Produção das agências.

5. Usar modelos amadores

Mais uma vez, o produtor está na agência só de enfeite, porque o cliente tem uma sobrinha que conhece uma amiga da filha da amiga da mãe dela que é uma super modelo e sonha em desfilar em Hollywood. Para isso, já começou a tirar boas fotos e colocar no Orkut.

6. Aumentar a logomarca

Com certeza esse é o problema mais comum, e não precisa de muitos comentários. O anúncio não importa, o que vale é ter a marca ocupando todo o espaço, seja qual for o tipo de publicidade.

Fonte: Blogcitario

One Comment on “Como enlouquecer um publicitário”

  1. […] Publicitários que enlouquecem por causa de algumas manias dos Clientes e até por causa da agência já foram relatados por aqui. […]


Deixe um comentário